• Arquitetura

    CAU ja é uma Realidade Parabéns a nós Arquitetos Feliz Ano Novo‏

    Olá queridos arquitetos e urbanistas é com grande satisfação que venho dar a noticia que ontem 30/12/2010 foi um dia e tanto e que vai ficar marcado na nossa história,pois o nosso Presidente Lula sancionou a Lei do Cau – Conselho de Arquitetura e Urbanismo,portanto no ano que se inicia ja vamos começar a transição do Sistema CONFEA/CREA para o nosso CAU um conselho só nosso. Depois de muita luta dos companheiros arquitetos do Brasil inteiro em especial os de Manaus como eu Sammya Cury enquanto presidente do SINDARQ-AM, Edmar Andrade como Presidente do IAB, e Zadir Araújo enquanto Coordenador da Camara de arquitetura do CREA/AM. Mais uma luta vitoriosa…

  • Arquitetura

    CAU aprovado no Senado Federal – Só falta a Sanção Presidencial

    PLENÁRIO / Votações 21/12/2010 – 19h47 Senado aprova regulamentação da profissão de arquiteto e urbanista O Senado aprovou nesta terça-feira (21) o projeto de lei da Câmara (PLC) 190/10, que regulamenta a profissão de arquiteto e urbanista. O projeto, que vai à sanção presidencial, também cria o conselho nacional (CAU/BR) e conselhos estaduais específicos para esses profissionais, que, até então, eram representados pelo Conselho Federal (Confea) e pelos Conselhos Estaduais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Creas). A matéria foi aprovada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara na última terça-feira (16). No Senado, foi apreciada diretamente no Plenário, onde recebeu parecer favorável…

  • Arquitetura

    OLHARES: Visões sobre a obra de João Filgueiras Lima

    Acaba de ser publicado pela Editora Universidade de Brasília um livro elaborado em homenagem ao arquiteto cujo nome se encontra estampado no seu título. João Filgueiras Lima é o nosso tão conhecido Lelé. O livro foi lançado como celebração ao recém inaugurado Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo, cujo projeto e construção foram uma promessa feita por Lelé ao amigo Darcy. O Memorial guarda a memória do intelectual, antropólogo, professor, político, membro da Academia Brasileira de Letras, cidadão marcado pela brasilidade e pela paixão, um dos fundadores e primeiro reitor da Universidade de Brasília. Quem organiza o livro OLHARES… é a professora Cláudia Estrela Porto, autora do Prefácio e de um…

  • Arquitetura

    NOVA DIRETORIA DA FNA AGORA NO RIO DE JANEIRO

    A Diretoria da FNA, mandato 2011-2013, tomou posse dia 24 de novembro de 2010 em Florianópolis e começa seu mandato em 1 de janeiro de 2011. A sede da FNA agora se transfere para o Rio de Janeiro, no endereço do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do RJ: RUA EVARISTO DA VEIGA, 47 SALA 706 CENTRO – RIO DE JANEIRO – RJ CEP 20.031-040 Fone do SARJ: 021. 2240.1181 e 2544.6983 Secretária da FNA: LAURA O Presidente da FNA eleito e empossado, JEFERSON SALAZAR ( jefsalazar@sarj.org.br ) é o atual Presidente do SARJ e o Rio de Janeiro volta a sediar a FNA depois de 12 anos, quando Kelson Senra…

  • Arquitetura

    Agenda do FNHIS

    Ofício-circular nº 9.566/2010/GABIN/SNH/MCIDADES Brasília, 3 de dezembro de 2010. Aos Senhores Conselheiros e Representantes de Entidades Convidadas do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (encaminhado por meio eletrônico) Assunto: Pauta e material para deliberação referente à 17ª. Reunião Ordinária do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social Senhores Conselheiros, Senhores Representantes de Entidades Convidadas, 1. Nos termos do art. 21, § 5º, e do art. 23, inciso III, ambos do Regimento Interno, aprovado pela Resolução nº 1, de 24 de novembro de 2006, encaminhamos a Vossas Senhorias a pauta e o material para deliberação referente à 17ª. Reunião Ordinária do Conselho Gestor do…

  • Arquitetura

    Nova Conselheira do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social

    Tendo em vista que a Conselheira Titular da FNA Berthelina Costa teve sua indicação vetada pela SNH por conta do cumprimento do Decreto do CGFHNIS no que tange ao tempo e quantidade de mandatos, fiz uma indicação de meu nome para substituí-la provisoriamente, pois a FNA em seu 34 Encontro Nacional realizado em Florianópolis dias 25 a 28 de novembro, confirmou o nome da arquiteta e urbanista SAMMYA CURY como titular da FNA no Conselho Gestor do FNHIS a contar de 1 de janeiro de 2011. Angelo Arruda – Email direcionado a secretária do MCidades para a substituição de conselheiro do FNHIS

  • Arquitetura

    LIVRO: LUCIO COSTA

    LUCIO COSTA Organização: Ana Luiza Nobre Coleção Encontros. Beco do Azougue Editorial, Rio de Janeiro, 2010. 259 p. ISBN 978-85-7920-032-8 “O principal critério norteador desta publicação foi o de apresentar uma seleção suficientemente ampla e capaz de apresentar, mesmo para um leitor pouco informado, a agudez do pensamento e a riqueza do percurso desse arquiteto cuja ação foi muito além do campo estrito da arquitetura e do urbanismo. Para isso foram buscadas desde as suas primeiras entrevistas, ainda marcadas pelo academicismo dos anos 1920, até as suas últimas palavras. O ecletismo, a Escola de Belas Artes, a arquitetura moderna e pós-moderna, o Patrimônio, Aleijadinho, Le Corbusier, Brasília, Rio de Janeiro,…

  • Arquitetura

    Mobilização – Aprovação CAU 2010

    Esta comunidade completa na próxima quarta-feira seis anos de atuação. Neste período tem contribuído de forma extremamente positiva para as discussões sobre a criação do CAU e acima de tudo informando todos os passos deste processo – os avanços, os retrocessos e as ameaças. Cada membro desta comunidade tem um papel fundamental, além de contribuir de forma livre e democrática com suas opiniões, tem o papel de ser um multiplicador, de levar estas discussões para seus contatos e de aumentar o interesse e o conhecimento de nossos colegas arquitetos sobre o CAU. Tendo em vista a revolução das redes sociais nestes últimos seis anos e a visão de complementação, convergência…