• Arquitetura

    A CONSTRUÇÃO DA PONTE SOBRE O RIO NEGRO: QUAIS AS JUSTIFICATIVAS URBANÍSTICAS E DE EXPANSÃO URBANA DE MANAUS?

    Com 3.595 metros de comprimento, a Ponte Rio Negro é considerada a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela. Ao lado do Teatro Amazonas, vem sendo considerado o maior e mais importante monumento arquitetônico do Estado, além de representar um marco na integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM), criada em 2007 com oito municípios amazonenses e cerca de 02 milhões de habitantes. O empreendimento, que liga Manaus ao município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), representa, entre outras coisas, uma solução logística para o…

  • Arquitetura

    Diretoria do CAU/AM é diplomada pela Comissão Eleitoral

    Os membros receberam o diploma que dá o direito de serem empossados para o primeiro mandato do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado Amazonas. A solenidade foi no auditório do Crea-AM na noite desta sexta-feira,11, e contou com a presença de representantes de entidades de classe e profissionais do ramo da arquitetura, amigos, parentes dos familiares dos conselheiros eleitos. Receberam o diploma os dois Conselheiros Federais eleitos para o CAU/BR (titular e suplente) e dezesseis Conselheiros Regionais eleitos para o CAU/AM (titulares e suplentes). Dois Conselheiros não compareceram à solenidade e serão diplomados posteriormente. O Arquiteto e Urbanista Jaime Kuck falou, em nome do grupo, sobre as propostas para…

  • Arquitetura

    A IMPORTÂNCIA DO PROJETO ARQUITETÔNICO BIOCLIMÁTICO NAS HABITAÇÕES

    Hoje em dia não se fala em outra coisa a não ser a grande preocupação com o meio ambiente e sua preservação e porque também não podemos aproveitar e pensar mais na qualificação dos projetos arquitetônicos e em como eles podem envolver a arquitetura bioclimatica, ou seja, aliar os projetos de arquitetura com o conforto ambiental, a eficiência energética, acústica, iluminação e ventilação natural e porque não pensar nessa realidade voltada as habitações de interesse social? Pois bem esse artigo propõe a reflexão no assunto, aliar a preocupação com o meio ambiente com a preocupação do ambiente construído para as famílias de baixa renda, levando em consideração fatores que deveriam…