Arquitetura

AOS ARQUITETOS E URBANISTAS DO BRASIL: ESCLARECIMENTOS SOBRE A LEI DO CONSELHO (CAU)

As entidades nacionais dos arquitetos: ABAP, ABEA, AsBEA, FNA e IAB, tendo em vista a Lei 12.378/2010 de 31/12/2010 que cria o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo – e, considerando a necessidade de informar e orientar a todos, vem a público esclarecer o que segue:

A Lei Federal n. 12.378/2010 que cria o CAU e regulamenta o exercício da profissão de arquiteto e urbanista, foi publicada do Diário Oficial da União no dia 31 de dezembro de 2010;

À exceção dos artigos 56 e 57 que tratam de três ações fundamentais: a transição do CREA para o CAU; o processo eleitoral e a definição da receita a ser repassada ao CAU, os demais entram em vigor quando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil estiver estruturado;

Ao longo de 2011, os arquitetos e urbanistas inscritos nos diversos CREAs de todo país, continuarão sujeitos às normas do CREA vigentes até a instalação do CAU de seus respectivos Estados. Estando, portanto o profissional submetido às normas do CREA para a fiscalização e registro do exercício profissional;

De acordo com a que regulamenta o CAU (supracitada), cabe às Câmaras de Arquitetura, juntamente com as cinco entidades acima mencionadas, o gerenciamento de todo o processo de transição e de eleição.

Por fim, manifestamos aos profissionais e às entidades do SISTEMA CONFEA CREA, que os arquitetos farão o melhor possível para esta transição, reconhecendo a importância de todos para que o processo seja eficiente e que aconteça de forma rápida e segura, atendendo aos interesses da sociedade.

Informamos a todos que o site do CAU, www.cau.org.br, será atualizado constantemente com novidades a respeito do processo de criação do conselho.

Sites das entidades do CAU:

ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas
www.abap.org.br

ABEA – Associação Brasileira de ensino de Arquitetura e Urbanismo www.abea-arq.org.br

AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura
www.asbea.org.br

FNA – Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas
www.fna.org.br

IAB-DN – Instituto dos Arquitetos do Brasil
www.iab.org.br

Brasília, 3 de janeiro de 2011

Saide KahtouniPresidente ABAP

José Antônio Lanchotti
Presidente ABEA

Ronaldo Rezende
Presidente AsBEA

Jefferson Salazar
Presidente FNA

Gilson Paranhos
Presidente IAB-DN

FNA 35 ANOS- FILIADA A CUT – CNPL – HIC -FNRU

Um comentário

  • Fabio Barros

    Olá, tudo bem? Segue sugestão de pauta para redação. Abraços, Fabio

    Os Centros Urbanos

    Por que as cidades entram em declínio? O que as favelas têm de positivo? Como as cidades prosperam? O pesquisador Ed Glaeser parou para refletir sobre essas questões e as transformou no livro Os Centros Urbanos: a maior invenção da humanidade, lançado no Brasil pela Editora Campus/Elsevier. Através da obra, os leitores — estudantes, pesquisadores, professores, sociólogos, historiadores, pedagogos e intelectuais de uma forma em geral — poderão descobrir porque a cidade é a maior invenção da humanidade e a grande esperança para o futuro de uma nação.

    Com uma linguagem esclarecedora, o autor faz uma “viagem” através da História de diversas metrópoles do mundo para evidenciar a formação dos centros urbanos e os benefícios do desenvolvimento econômicos destes lugares. Glaeser expõe ainda o viés que é contra o urbanismo, comprovando o quanto isto prejudica o desenvolvimento de muitas cidades e desmistifica os principais estereótipos existentes em torno dos centros urbanos. Além disso, explica como serão as cidades do futuro e analisa questões sobre educação, êxodo urbano, habitação, segurança pública, efeito estufa, corrupção, entre outros temas relevantes.

    O objetivo de Glaeser é revelar os reais benefícios das cidades que, mesmo sendo conhecidas mais por suas falhas do que por suas virtudes, conferem excelentes benefícios para os moradores e, principalmente, para a economia mundial.

    sobre o autor:

    Ed Glaeser é pesquisador e constantemente contribui para os estudos no desenvolvimento de centros urbanos. O autor possui inúmeros artigos e publicações sobre a economia das cidades, crime organizado, poluição, crescimento desordenado das favelas e outros temas. Além disso, suas pesquisas abrangem também explicações sobre o mercado imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *