II CONFERENCIA NACIONAL DE CULTURA/SETORIAL ARQUITETURA
ARQUITETOS E ARQUITETAS BRASILEIRAS
EIS O RESULTADOS DA II CONFERENCIA NACIONAL DE CULTURA/SETORIAL ARQUITETURA, VEJA O SITE ABAIXO:
http://culturadigital.br/setorialarquitetura
*
Setor de Arquitetura elege sete delegados para CNC
Os delegados da Conferência Pré-Setorial de Arquitetura elegeram sete delegados para a II Conferência Nacional de Cultura. As delegação não conta com representantes da região Centro-Oeste, que não contou representantes na Conferência.
A lista dos delegados ficou assim:
BA Gilcinéia Barbosa Conceição
MA Barbara Prado
RR Giselle Brito de Carvalho
ES Patricia Bragatto
RJ Luiz Augusto F. Rodrigues
RJ Claudia Baima
PR Jerfesson D. Navolar
Confira as cinco estratégias aprovadas na Pré-Conferência Setorial de Arquitetura
Conheça aqui as cinco estratégias prioritárias para o setor de Arquitetura elaboradas pelos participantes da Pré-Conferência Setorial.
As estratégias fazem referência aos cinco eixos da II Conferência Nacional de Cultura. Ao longo do diálogo foram levantadas muitas outras questões importantes para o setor. Confira as propostas aprovadas aqui:
Eixo I – Produção simbólica e diversidade cultural
Promover programa de difusão e crítica da Arquitetura e Urbanismo, fomentando sua qualificação por meio de processos seletivos de projetos e concursos públicos que valorizem a pesquisa e a tecnologia, bem como a diversidade cultural e urbana.
Eixo II – Cultura, cidade e cidadania
Considerar a cidade como fenômeno cultural, realizando programas de reconhecimento e análise de sua diversidade arquitetônica, urbanística e paisagística enquanto expressões culturais, visando à instituição de espaços de relevância simbólica, em particular aqueles não hegemônicos.
Eixo III – Cultura e desenvolvimento sustentável
Fomentar a difusão, intercâmbio e discussão das manifestações arquitetônicas e urbanísticas através de uma rede nacional que identifique técnicas, características e sua interface com os valores locais.
Eixo IV – Cultura e Economia Criativa
Difundir o valor sócio-cultural da Arquitetura para as diferentes camadas da sociedade e criação de mecanismos que garantam a implantação de um serviço público de Arquitetura social.
Eixo V – Gestão e institucionalidade da Cultura
Atuar junto aos diversos entes da federação, inter ministeriais, secretarias e entidades da sociedade civil para garantir a arquitetura de qualidade em programas com financiamento público, estimulando a seleção de projetos e o acompanhamento da sociedade.
Arq. & Urb. Sammya Cury